-
Arquitetos: Stilt Studios
- Área: 165 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Tommaso Riva
-
Fabricantes: Ateson, Paloma, Toto
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada na vila balinesa de Pererenan, encontra-se a Bawa, uma abordagem sustentável e de baixo impacto à vida tropical moderna. O pedaço de terra estéril, habitado apenas por galinhas, foi trazido de volta à vida através do uso de materiais de construção naturais e um jardim tropical exuberante.
Elevado sobre fundações, o projeto complementa o ambiente tradicional do bairro, com seu único andar refletindo as casas balinesas circundantes. Ele abraça uma relação simbiótica com a terra, preservando espaços verdes e minimizando seu impacto ecológico.
Seguindo a ética de preservação ambiental da Stilt Studios, a casa é feita com elementos de construção pré-fabricados e materiais obtidos de forma responsável, enfatizando a madeira para armazenamento de carbono. Utiliza-se um sistema modular de 3x3 metros com estruturas de aço eficientes e extensas opções de personalização, acelerando o tempo de construção enquanto mantém controle total da qualidade sobre os materiais. Essa abordagem não só reduz o desperdício, mas também diminui significativamente a pegada de carbono da edificação, mesclando design com consciência ecológica.
Esta casa familiar minimalista é composta por um espaço de estar principal, três quartos e um escritório, sendo que cada quarto foi projetado para se conectar com o exterior. Paredes sólidas são mantidas ao mínimo, com grandes portas de correr e janelas do piso a teto permitindo a entrada de luz natural ao longo do dia. Passarelas de madeira elevadas conectam os volumes, enquanto também ampliam a área de convívio. Essas características criam longas linhas de visão, adicionando à sensação de espaço e abertura em um terreno relativamente compacto.
Os três volumes estão posicionados em alturas diferentes. Esse jogo com o espaço vertical cria perspectivas em mudança através do terreno quadrado. As áreas entre eles são preenchidas com árvores e plantas, fazendo com que a casa pareça estar flutuando entre a vegetação. O jardim também usa linhas verticais, cercando o volume mais alto na copa das árvores e depois descendo para as amplas folhas tropicais que cercam a piscina. O jardim vibrante rapidamente atraiu a vida selvagem de volta ao terreno, enquanto também cria um microclima que ajuda a resfriar o local durante os meses mais quentes.
A Bawa foi concebida como um contraponto ao desenvolvimento de alta densidade que está varrendo Bali, mostrando que a vida familiar moderna pode ser alcançada de forma sustentável, com impacto mínimo no meio ambiente e na comunidade local. Um oásis de calma no movimento constante do sul de Bali.